Série Passos da Humildade – Resumo Passo 4
O quarto passo da humidade nos leva a aceitar as dificuldades impostas por outros na vida com “paciência e perseverança, sem cansaços ou retrocessos” (cf. R.B.7:35,36). Este passo da humildade requer maturidade emocional. A vida está cheia de coisas duras, mas a maioria não é impossível ou desonesta, apenas difícil. Às vezes, na vida espiritual, temos de parar ou fugir das coisas que nos irritam, para saber o que nos está sendo pedido e que nos recusamos a dar.
Abertura:
Olá. Boas-vindas para você que escolhe este tempo para cultivar um coração compreensivo, pensar com discernimento e cultivar a paz interior. Sou Ida Mara, escritora, dançarina e praticante da meditação cristã. Você está ouvindo mais um episódio do programa mude sua história e vivencie o poder da sua alegria. Saiba mais acessando o site www.idamarafreire.com.br
A pergunta de hoje é:
Eu sou aquele tipo de pessoa que sempre está com a razão?
“Acima de tudo, o quarto passo da humildade requer darmos oportunidade as ideias dos outros. Quando aceitamos as pessoas que ocupam postos superiores aos nossos, não devemos ver segundas intenções em tudo o que fazem, ou querer efeitos imediatos. Às vezes devemos apenas esperar. Outras vezes, teremos de continuar fazendo as coisas à sua maneira. Ainda outras, teremos de deixá-las encontrar as fraquezas dos seus próprios métodos, a seu tempo. De que serviria apressar-se? E que bem há numa ideia ser melhor, sobre coisas sem importância, sem perdemos as relações enquanto procuramos provar a nós mesmas que estamos certas?” Indaga Joan Chittister em seu livro Sabedoria que Brota do Cotidiano.
O quarto passo de humildade nos desafia a escutar atentamente as pessoas quando estamos em condições difíceis, desfavoráveis ou mesmo injustas. É um convite para abraçarmos com nosso coração o sofrimento em silêncio e suportá-lo sem enfraquecer ou fugir da situação.
Essa experiência nos oferece mais um presente relacionado à liberdade interior, pois com ela “Descobrimos a voz de Deus onde não esperamos encontrar Deus: escutamos Deus falar conosco através da voz da sabedoria de outra pessoa, mesmo quando essa sabedoria é difícil, mesmo quando é exigente, mesmo quando não é evidente. ”
Escrita Criativa:
- Escreva em um cartão o quarto passo da Humildade: Resistir e não se cansar.
- Leia e preencha a descrição do quarto passo de humildade em voz alta algumas vezes ao acordar:
“Persevere… O quarto passo de humildade me diz para perseverar e ser paciente em meio à (_________________________________) da vida até que a luz do discernimento surja mais uma vez em mim.”
- Descreva em seu diário a sua experiência de escutar a sabedoria de Deus na voz de uma pessoa,
- Se desejar compartilhe comigo. Fico muito feliz em saber que estas atividades estão fazendo sentido para você.
Vamos meditar:
A paz do caminho
Lembro-me muitas vezes, Senhor, daquilo que me disse um peregrino que passou por mim no caminho de Santiago, quando me viu sentado, com a mochila ao canto, pondo mercúrio nas feridas. “É tão bom ter tempo para conversar com si próprio! – atirou-me ele. E eu que ainda pensava estar apenas tratando dos pés. Mas, de repente, senti que se não me aceitasse (a mim e as feridas que surgiram) e não entabulasse um diálogo integrador comigo mesmo, não tornaria a encontrar a paz do caminho.
Encerramento:
Aprecio esse tempo que você reserva para meditar, refletir, respirar, ouvir o seu coração e dar um novo passo com humildade para mudar a sua história. Agradeço por seus comentários e por compartilhar esse episódio com uma pessoa amiga. Entre em contato pelas redes sociais ou no meu site: www.idamarafreire.com.br abraços com alegria até o próximo episódio.’
Leituras: Joan Chittister: Sabedoria que brota do cotidiano. José Tolentino Mendonça: Um Deus que dança.