Apresentação do ebook
Penso que nossa existência é uma jornada a ser dançada. Uma dança que se compõe com o outro. Por muito tempo em minha vida nutri a ideia que a vida era uma batalha a ser travada, e estava aqui para lutar. Lutei. Mas, um momento de dor e de perda fez-me perceber que estou aqui para viver plenamente e que a vida não é só lutar consigo mesma e com o outro, mas é também celebrar a coexistência.
Esse livro é fruto de várias pesquisas e experiências acadêmicas. Durante o curso de doutorado, ao observar a transição do período sensório-motor para inteligência representativa de crianças com e sem cegueira, minha experiência como dançarina possibilitou perceber com mais nitidez o papel do corpo na linguagem oral e na experiência do pensamento. No transcorrer da minha trajetória como professora no curso de Pedagogia, identifiquei como a dança é fundamental para o processo de inclusão da crianças com necessidades especiais. A participação de intercâmbios entre professores da brasileiros e ingleses, oportunizou acompanhar vários projetos de ensino de dança nas escolas públicas inglesas, mostrando como crianças e jovens podem aprender a dançar no contexto escolar e como seus professores podem ensiná-las. Com essa motivação comecei a ensinar dança para jovens e adultos com cegueira envolvendo alunas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina e estudantes da Associação Catarinense de Integração do Cego. A pesquisa de vários métodos de dança moderna e contemporânea que possibilita uma pessoa que não vê apreciar a dança, levou-me a criação das “Jornadas”, um processo criativo de experiências de ensino e apreciação de dança, tendo como foco a história de vida da pessoa que dança. Dançar a nossa história pode restaurar nosso equilíbrio corporal, mental e espiritual. É o que constatei encorajando muitas pessoas durante as “Jornadas”.
Os ensaios selecionados para a edição desse livro, como vocês irão notar, são reverberações de diferentes fases desse processo criativo. Ao compreender que a vida é dança, os quatros ensaios aqui apresentados buscam descrever como as experiências com o outro desvelam a dança como uma jornada inacabada. Que a leitura desse livro seja uma jornada no invisível e no silêncio que te aproxima de si mesmo e do outro na dança da vida.
Sumário
Dançar
Além do belo, o movimento
Jornadas
A condição dos olhos: a experiência estética
Escrituras inacabadas:
Que sei eu?
Agradecimentos
A ACIC – Associação Catarinense de Integração do Cego e dançarinos e dançarinas não-visuais do Potlach Grupo de Dança expresso aqui o meu apreço. Às alunas do curso de Pedagogia e da Disciplina Dança no Espaço Escolar e as participantes do Projeto de Extensão Jornadas sou grata pela confiança e a disponibilidade.
Ao Prof. Dr. Marcos José Müller sou grata pelas inspiradas aulas acerca da Fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty. À Márcia Lerinna por me fazer “voltar as coisas mesmas”. À Jaqueline Romão Ferreira pela escuta dedicada dos meus sonhos. À Marisa Naspolini testemunha ocular de processos criativos. À Maria Aparecida Leite por acreditar nas Jornadas. Diana Guilardengui, Sandra Meyer, Jussara Xavier, Vera Torres, Marta César agradeço pelo companheirismo na dança.
Aos integrantes do Alteritas – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Diferença, Arte e Educação, Ana Cristina Zimmermann, Rodrigo Rosso Marques, Valeska Figueiredo, Sandra Adão, Maria Aparecida Clemêncio, Gardia Claudia Venturi, Rodrigo Gonçalves, Mariene Perobelli, Gilmar Azeredo, Rogaciano Rodrigues, agradeço a interlocução. À Fabiana Grassi Mayca por entrar de corpo e alma na dança da vida. À Fernanda Albertina Garcia pelas horas extras dedicadas a preencher os formulários dos editais em busca de apoio financeiro para atividades do Alteritas e do Potlach. À Amanda Massucci Batista cuja alegria toca os nossos corações.
Aos colegas do Departamento Estudos Especializados em Educação expresso aqui minha gratidão pela credibilidade em meus projetos criativos. Às Professoras Terezinha Cardoso, Vânia Beatriz Monteiro, Olga Celestinas Duran pela conversa nossa de cada dia.Aos colegas e estudantes, do Programa de Pós-Graduação em Educação, ao Centro de Ciências da Educação e a Universidade Federal de Santa Catarina sou grata pelas condições de trabalho oferecidas, ao apoio na participação em eventos e pelo espaço de interlocução.
À CAPES pelo apoio recebido para participação de viagem de estudo e participação de eventos no exterior. À comunidade universitária da York University – Toronto pela acolhida, e os excelentes serviços bibliotecários. À FAPESC pelo apoio financeiro concedido para realização deste projeto, bem como pela bolsa de Mérito Acadêmico concedida para a discente Fernanda Albertina Garcia. Ao Programa PIBIC, UFSC/CNPQ agradeço a bolsa concedida à discente Amanda Massucci Batista.