Imaginação e o Brincar na Escrita

Exercício contemplativo 4
Por Ida Mara Freire
“Trago no olhar visões extraordinárias, de coisas que abracei de olhos fechados…” Florbela Espanca
Essa semana vou destacar no exercício a imaginação e o brincar. Sábado dia 18 de junho estive no Studio África com a menina Hannah, no lançamento do livro NDIPHILILE: EU ESTOU VIVA, de autoria de Sandra Eckshmidt. Lindo momento, a ambientação, o soar dos tambores, a dança do grupo de mulheres de La Clinica [https://youtu.be/rne_gbJfQ3w], e ver as imagens das meninas sul africanas a brincar, acompanhadas da fala emocionada de Sandra, despertaram nossa memória. Mas, a escuta não parou por aí, ainda desfrutamos de um belo conto narrado pela contadora de história Suzana Nascimento; após autógrafos, entre o encontro com pessoas queridas e as conversas amistosas, o jantar africano foi servido…
O que me fascina no livro da Sandra Eckshmidt é que ele entrelaça os elementos que estamos enfatizando em nosso exercício contemplativo: o ver, o ler e o escrever. O livro de Sandra é uma seleção de seus registros de seu diário de seu período como professora na Zenzeleni Escola Wardorf, na periferia da Cidade do Cabo, África do Sul. No livro ela destaca seu longo e peculiar caminho de observação: “Após exercitar por tantos meses essa forma de observação mais silenciosa, como a estou chamando aqui, pude observar gestos que se repetiam; outros que se transformavam; outros, ainda, que eram completamente diferentes (…)Esse material foi me possibilitando estabelecer relações, fazer perguntas e tecer reflexões. O melhor momento para exercitar a observação é o brincar livre da criança, quando ela se expressa em sua inteireza.” p.19.
Ver, escrever, ler o que escreve várias vezes e em vários momentos, escrever novamente, e ver de novo… Eis o exercício da escrita circular, espiralada… que Sandra nos ensina.
Vamos ao exercício:
Para ler sugiro o livro dela que pode ser adquirido no site:
http://www.livrosandraeckschmidt.com/
Para ver, deixo aqui o site do vídeo das meninas em uma brincadeira de elástico, do acervo do Território do brincar.

Território do Brincar | Série MiniDocs | Brincadeira de Elástico – Acupe, BA


Para escrever, sugiro atividade inspirada em alguns exercícios propostos por Ana Malfada Damião.
Escreva as frases, complete-as, crie outras…
Imagino que sou… a bola colorida nas mãos de uma criança.Salto…
Imagino que sou… um patinete impulsionado pelos pés de uma criança que não vê com seus olhos, e sente no seu corpo…
Até o próximo exercício!
Veja e faça os exercícios anteriores.