Filosofia e Café com Dança

Foto Ida Mara Freire

Dois projetos interessantes para você compreender mais sobre a dança 

  • ARTE E FILOSOFIA DA DANÇA
    Oficina de Ideias

(Atividade de Extensão e Pesquisa)
quartas-feiras, 18h30, sala 207 bloco D, CFH/UFSC
Coordenação e Execução:
Jussara J. Xavier – Celso R. Braida
Promoção: Núcleo de Investigações Metafísicas (NiM) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia Departamento de Filosofia – UFSC
 

  • CAFÉ COM DANÇA

    Ciclo 2 : Produção artística e intelectual em dança no estado de Santa Catarina.
    Dia 21 de setembro – 14h30
    Café /Debate: Composições/infiltrações na cidade: intersecções entre dança e performance
    Grupo Convidado: Mapas e Hipertextos

E se a arte tomasse de fato a rua? Saísse do museu, das galerias e das salas de espetáculo? Seríamos nós capazes de fazer uma arte ordinária? Ou tornar ordinário o acontecimento extraordinário? Descer do palco, estar no mesmo nível, acender as luzes, olhar no olho, dividir-se, convidar, ser sincero, desarmado. São ações e atitudes às quais nós, do Mapas e Hipertextos tentamos recorrer na intenção de uma aproximação com o outro, diante da ideia de partilha, do desenvolvimento de um “comum”, comum no sentido de comunidade, de algo (momento, acontecimento, dado, convite) que nos reúne; e comum no sentido do que pode pertencer ao universo do familiar, como parte do cotidiano. O convite inicial é: “Compartilhe aqui sua dança”. O rumo desse acontecimento dependerá de nós.
Mapas e Hipertextos
O coletivo Mapas e Hipertextos, se caracteriza pela intersecção entre dança, performance e teatro e por seu modo de operação sempre vinculado aos contextos sociais, políticos, econômicos e culturais do momento. Desde 2012, o coletivo vem explorando distintas possibilidades inventivas contemplando pesquisas sobre: corporeidade política; noções de eficácia e fracasso no teatro na rua; presença/ausência; composição em dança e performance contemporâneas; relações entre espaço virtual e estrutura social; relações entre ética e estética; site specific; e processos de criação em arte como modo de subversão. A constante investigação da relação entre modos de fazer em artes presenciais e os modos de vida em sociedade gerou uma estratégia de operação que ganha corpo no desenvolvimento de ações modulares e hipertextuais, que podem ser combinadas e recombinadas de acordo com o momento e o contexto. Esse modo de operação procura ser uma abordagem relacional afetiva e responsiva. O público é agente, participa no processo de mapeamento e de construção, e também se torna cúmplice nos momentos em que a ação artística é posta em relação. Atualmente o coletivo é formado por: Cassiana dos Reis Lopes, Diana Gilardenghi, Diana Piazza, Everton Lampe, Giorgio Gislon, Ines Saber, Milene Duenha, Paloma Bianchi, Raquel Purper e Thainá Gasparotto.
A Interlocução sobre o trabalho do grupo ficará a cargo da professora e pesquisadora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Giselle Guilhon.
Quando:
21/09/2016
14h30min – Café/Debate:
Composições/infiltrações na cidade: intersecções entre dança e performance.
Grupo Convidado: Mapas e Hipertextos
Com a presença de: Paloma Bianchi, Milene Duenha , Raquel Purper, Diana Gilardenghi, Cassiana dos Reis Lopes, Inês Saber, Thaina Gasparotto e Giorgio Gislon.
Interlocutora: Giselle Guilhon (UFPA)
Local: Sala Pitangueira, segundo piso do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
(OBS. com encontro prévio na escadaria de entrada do Centro de Cultura e Eventos)
Projeto CAFÉ COM DANÇA
Ficha Técnica
Coordenadora: Vera Torres – CDS/UFSC
Bolsistas UFSC: Maria Madalena Mendes Britro
Igor Valentim Bruno
Identidade Visual: Mônica de Souza
Apoio: Secretaria de Cultura e Arte – SecArte/UFSC
Centro de Desportos/UFSC