A escrita assim aconteceu: rastros no espaço, traços de paisagens humanas, registros diários em lápis e papel. Mas, entre o não ver e ser visto – a diferença vivida, estudada seja na cor da pele, na condição feminina, na trajetória espiritual – tornou-se dança, palavra, e hoje se apresenta como palavra dançada.  Sou Ida Mara Freire,  Pedagoga, Especialista em Dança, no mestrado pesquisei  a interação mãe-criança, durante meu doutorado identifiquei  a dança no corpo de quem não vê, em meus estudos pós-doutorais, na Inglaterra e na África do Sul, dancei a diferença e o perdão…
Atualmente, além de dedicar-me à escrever e encorajar pessoas na dança da vida, sou diretora do Potlach Editora e Atêlie de Arte Contemplativa.

Uma Carta sobre minha formação

Aprecio muito o seu interesse de querer saber mais sobre meu histórico. Sou Ida Mara Freire, filha de Felicia e de Manoel, mãe de Hannah, tenho 63 anos, atuo como escritora, pesquisadora, dançarina, praticante da meditação cristã desde 2004. Assim que aposentei-me como professora  da UFSC, criei em 2018 a Potlach Editora & Ateliê de Arte Contemplativa, pelos quais  ofereço meus  livros, ebooks, palestras, oficinas,  mentorias e processos criativos para transformação pessoal.

Os livros, serviços e processos criativos que ofereço são frutos de uma longa trajetória de vida e de formação acadêmica que compartilho uma parte aqui  com você. Cada passo dessa trajetória foi inspirado em profundas indagações, perguntas e questões existenciais, oriundas da minha experiências de  vida nas quais  tenho aprendido a  lidar com as dúvidas, a traição, a violência,  a perda,  através da criatividade, da prática da justiça e o cultivo de um coração compreensivo.

Gosto de citar a filósofa Hannah Arendt que diz que: “A compreensão é a maneira especificamente humana de estar vivo, porque toda pessoa necessita reconciliar-se com um mundo em que nasceu como um estranho e no qual permanecerá sempre um estranho, em sua inconfundível singularidade. A compreensão é um processo que começa com nosso nascimento e termina com a nossa morte. […] A compreensão é uma atividade interminável, por meio da qual, em constante mudança e variação, aprendemos a lidar com a nossa realidade, reconciliamo-nos com ela, isto é, tentamos nos sentir em casa no mundo.”

Eis aqui como eu tenho tentado compreender e reconciliar-me com a realidade.  Estudar, estudar, estudar.  Essa era uma palavra-chave na minha infância. Para meu pai e minha mãe os estudos abririam muitas portas para a nossa liberdade.  E abriram.  Cursei o ensino fundamental  I em Presidente Prudente,  onde descobri a biblioteca como um lugar com livros de todos os assuntos.  O ensino fundamental II e e o ensino médio foi em Santos,  quando comecei a conciliar estudo e trabalho e as asas começaram a crescer entre leituras,  clube de xadrez e a dança na domingueira.

Em 1981, sai do ninho, fui para Piracicaba, meu interesse pelas pessoas com histórias de vida  distintas me motivaram a fazer minha graduação em Pedagogia Magistério Educação Especial, Unimep. Em 1986-89  minhas indagações sobre o desenvolvimento de bebês e seus relacionamentos com suas mães adolescentes motivaram meus  estudos durante o Mestrado na UFSCar.  A busca por uma compreensão do ser humano para além de rótulos, definições e categorizações sociais me levaram a viver como assistente nas Comunidades L’Arche, Kent, Inglaterra (1989-90).

Após retornar ao Brasil, fiz meu Doutorado  em Psicologia da USP,  no qual comecei a identificar a dança no corpo de quem não vê.  E ao passar dos anos  carreira como professora universitária  no curso de Pedagogia da Unimep e depois da UFSC  foi consolidada ao ponto de favorecer  a  inserção da dança educação.

Participar de intercâmbio com pesquisadoras/es da arte educação, Exceter, Inglaterra; contribuiu para a realização de uma Especialização em Dança Cênica na Udesc e  Pós-Doutorado que realizei foi na The University of Nottingham, Inglaterra,  sobre as Artes Inclusivas, aprofundando minhas pesquisas  tendo como guia a questão “Como uma pessoa com cegueira pode apreciar a dança?” oriundas das atividades de ensino e extensão que desenvolvi na ACIC- Associação Catarinense para Integração da Pessoa com Cegueira, ensinando dança contemporânea para jovens e adultos com cegueira.

Entre 2011 e 2012, como Pesquisadora Visitante da University of Cape Town, passei um ano na África do Sul, acompanhada da minha filha na época com 6 anos de idade, onde realizei minha pesquisa de Pós-Doutorado sobre a Dança e o Perdão, e tentando responder a pergunta “O corpo esquece? ”tenho escrito e publicado, ensaios, artigos e contos sobre essa experiência.

Ao me aposentar como professora da Ufsc os estudos continuaram. Durante os anos 2017-19 fiz os cursos Leverage & Entrepreneurs Leadership Academy, onde aprendi sobre liderança e empreendedorismo feminino com Sage Lavigne, na Califórnia, E.U.A., nesse curso desenvolvi as habilidades de coaching, mentoria, gestão financeira, organização de eventos.

Reforçando a disposição de uma educação continuada, formei-me como Terapeuta T.F.T. Thought Field Terapy (Teoria do Campo Do Pensamento)  algumas pessoas conhecem como Tapping ou acupuntura sem agulhas, faço meus cursos com Leandro Percario fundador do Instituto TFT Brazil, um excelente recurso para o equilíbrio emocional. Outra formação que me trouxe muita compreensão do meu desenvolvimento pessoal foi o curso  Analista do Mapeamento Pessoal da Human Code, ferramenta de autoconhecimento criada por Márcia Lerina. Para atualizar-me acerca das demandas do mercado editorial completei o curso Formação do Editor oferecido pela Casa Educação.  E fiz o curso de escrita Preparação do Romance com o Tiago Novaes.

Mas ao buscar o equilíbrio dinâmico do corpo, da mente e do espírito, alguns anos atrás realizei o sonho de estudar teologia, como um exercício para compreender  melhor a minha fé e recentemente, nessa primavera de 2024, fiz meus votos para Oblação Final na WCCM (Comunidade Mundial para a Meditação Cristã), escolhendo um estilo de vida contemplativo de oração e trabalho criativo.

Penso que o mais importante para mim dessa trajetória de vida  é que tudo isso tem uma intenção muito simples: manter vivas (em mim e também nas pessoas que buscam reconciliação através dos meus processos criativos)  as características da criança que ainda vive em nós, por exemplo, a curiosidade acerca do mundo, a atenção para as pessoas, e, o  cultivo de uma alegre esperança.

Espero que as palavras aqui escritas possam abrir caminhos para que você conheça meus livros, meus processos criativos.  Estou à disposição para quaisquer dúvidas.
Abraço com alegria,
Ida Mara

No fluxo criativo da dança e da vida

A melhor descrição de Ida Mara Freire é o seu sorriso. Sempre com alegria, seriedade e disciplina, ela compreende que a vida é coisa séria, e não perde tempo. “A criação no lugar da falta”, sentencia com sabedoria. Assim o 10º Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea justifica a escolha da homenageada do ano, que ganhou um troféu em reconhecimento à sua contribuição no contexto da dança de Santa Catarina. Escritora, educadora, dançarina, diretora, pesquisadora, crítica de dança no jornal Notícias do Dia, no qual escreve desde 2009. Com graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado em diferentes áreas, como a educação, a psicologia e a dança, ela anda pelo mundo certa de que mais do que os títulos conquistados na academia, o que vale mesmo é o refinamento no trato das questões humanas.

A dança na sua vida

Um pedido do corpo para sair da estagnação, cultivar a flexibilidade, o lúdico, outros modos de mover-se no fluxo criativo da vida.

Atuação como crítica – a escrita

Uma consequência da atitude rigorosa de observação desenvolvida enquanto pesquisadora, acompanhada por uma disposição para elaborar questões, e um amor à literatura, adoro ler e depois disso, ficcionar poeticamente a realidade. O curso de pós-graduação em Dança Cênica, coordenado por Sandra Meyer Nunes na Udesc plantou a semente. Sou muito grata. Muito aprendi com a participação de uma conferência da Associação de Críticos de Dança em Nova York. E tempos em tempos, faço cursos de escrita, continuo estudando e lendo sobre dança, indo aos espetáculos e principalmente dançando.

Crítica e Notícias do Dia

De um lado, a vivência e a escuta atenta dos artistas, criando trabalhos densos, complexos, profundos em alguns momentos solitariamente; do outro lado, o público com suas dúvidas, querendo compreender, apreciar. É difícil apreciar algo que não se compreende. Então, em conversas com artistas durante o processo, e uma escuta atenta das falas do espectador antes, durante e depois do espetáculo, comecei a perceber que havia um espaço entre elas e que a crítica poderia servir como ponte. A proposta foi feita à editora do Plural, na época, a jornalista Néri Pedroso, que aceitou prontamente, e desde 2009, a comunidade da dança da Grande Florianópolis tem tido esse espaço de visibilidade, hoje com a editoria de Dariene Pasternak.

Palavra dançada

Após o estágio de pós-doutorado em Dança, na África do Sul, comecei escrever um texto para o concurso Mulheres Negras Contam Sua História. Com a memória ainda viva e fresca das experiências sul africanas, onde as performances envolvem quatro aspectos: uma estória a ser contada, uma vida a ser dançada, uma canção a ser cantada e, por fim, o sagrado. Comecei a escrever, dançar e escrever, sempre estão interligados para mim, fui percebendo que ao dançar algumas palavras ficavam mais nítidas, mais precisas, seja na descrição de um movimento, ao descrever uma memória corporal. Outras vezes, era o oposto, a escrita exigia um gesto para além das palavras… E assim, o texto Tecelãs da Existência, também é dançado, e assim surgiu a Palavra Dançada.

A dança no corpo de quem não vê

Minha interlocução com as pessoas com cegueira começou quando me mudei para Florianópolis, em 1992, com a ACIC (Associação Catarinense para Integração do Cego), localizada na rua Padre Roma. Então, havia muitas pessoas com cegueira caminhando pelo centro da cidade. Em observação, logo as perguntas vieram. E uma delas é como uma pessoa com cegueira pode apreciar a dança? Tenho ensaiado várias respostas para a questão.

Negritude e militância

“Deve ser legal, ser negão no Senegal”, diz o refrão da canção. Uma das sutilezas mais sublime da diferença que uma pessoa negra, ou de outro grupo étnico, pode vivenciar é quando ela se encontra na condição de estrangeira e consegue distinguir, que a razão que ela está sendo discriminada, não é pela cor da pele. E aí, a filósofa Hannah Arendt, judia-alemã, tem muito a ensinar sobre os processos de reconciliação que começam dentro de nós e, depois, com o mundo. A compreensão, esse processo que começa com o nascimento e termina com a morte, nos ajuda a estar à vontade num mundo, que permaneceremos estranhas a ele. E assim, busco atualizar minha liberdade na condição de ser negra num mundo hostil às diferenças, essa é a minha militância.

Meditação e encorajamento de pessoas na dança da vida

A meditação é um dos momentos que torna a experiência de amor real para mim. Gosto de perceber Deus como um oceano de amor, como aprendi com Rubem Alves. É preciso aprender a flutuar, se entregar à vida, ao amor. Por muito tempo a vida foi para mim, uma luta, as pessoas me viam como uma guerreira. Mas, chegou um momento que aprendi a dançar e não luto mais. Danço a vida e convido as pessoas a perceberem isso, é libertador sair do paradigma da luta e ir para a dança. Hoje o mesmo pé que dança o samba se preciso vai à luta: capoeira.

Raio X

Nascida em Presidente Prudente (SP), signo Touro, divorciada, mãe de Kamile Hannah Freire.

Entrevista Publicada no Caderno Plural, Jornal Notícias do Dia, em maio 2017.