O que é humildade?

Esse ano de 2021 a minha palavra é Humildade.
Leiam aqui um resumo do texto que a psicóloga Joana Simão Valério escreveu:
A humildade tem sido, ao longo do tempo, um conceito pouco compreendido e muitas vezes associado a um significado de fraqueza, subserviência, pobreza ou a uma aparência descuidada e despojada.
A origem etimológica da palavra humildade é derivada no latim, de “humus” que designa terra.
A humildade pode ser entendida como um processo psicológico a partir do qual o indivíduo se relaciona consigo e com os outros de forma realista, mantendo “os pés no chão” e reconhecendo as suas limitações e fragilidades, na medida em que fazem parte da sua verdade e da sua natureza.
Esta capacidade de aceitação e de tolerância dos aspectos mais vulneráveis e dolorosos da nossa personalidade, sem os afastarmos por recurso à repressão, dissociação ou projeção, implica a existência de algum grau de maturidade psicológica que também nos vai permitir estabelecer relações interpessoais sustentadas sobretudo na compreensão em vez de ser no julgamento e na crítica.
A tranquilidade que a humildade proporciona ao assegurar o indivíduo da sua identidade, na qual estão integradas as suas forças e as suas limitações, incrementa definitivamente a qualidade dos seus relacionamentos.

A pessoa com humildade consegue aceitar que, em certos momentos da sua vida, necessita de ser cuidada e é capaz solicitar e de receber esse cuidado por parte do outro sem se sentir rebaixado e humilhado.
Pessoas que se classificam pretensiosamente humildes através de manifestações anti-beleza/sucesso/dinheiro não são genuinamente humildes porque aquilo que verdadeiramente as move e sustenta é uma necessidade de enaltecimento ou um desejo de superioridade. Quem quer mostrar que é humilde não é realmente humilde.
Quando é genuína, a humildade pode estar presente em qualquer contexto ou condição de vida, não é exclusiva de nenhum extrato sócio-econômico e acima de tudo é uma expressão de maturidade psicológica e saúde mental. Leia texto na íntegra https://www.psicologia.pt
#humildade #psicologia #saúdemental #equilibrio #vidasimples

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *