Vamos Meditar Setembro

Leitura  da Semana
A pergunta de Jesus “E você, quem você diz que eu sou?” é o presente que o rabbuni nos dá: seu próprio questionamento confere a “graça do guru”.
Em todas as épocas sua pergunta é o presente que espera ser recebido. Perene é o seu poder de simples e sutilmente despertar o autoconhecimento. São Tomé se utiliza do tempo presente quando fala da Ressurreição. Podemos entender que está dizendo que a ressurreição… transcende todas as categorias de tempo e de espaço. De modo semelhante os ícones da ressurreição na tradição ortodoxa sugerem a mesma transcendência e mostram que o poder que ressuscitou Jesus está presente e sempre ativo.
O trabalho essencial do mestre espiritual é apenas esse: não o de nos dizer o que fazer, mas nos ajudar a enxergar quem somos. O Eu que passamos a conhecer através da graça não é um pequeno ego separado e isolado que se apega às suas recordações, desejos e temores. Trata-se de um campo de consciência semelhante e indivisível em relação à consciência que é ao mesmo tempo o Deus cósmico e a revelação bíblica: o grande Eu Sou.
original em inglês:
An excerpt from Laurence Freeman OSB, JESUS: THE TEACHER WITHIN (New York: Continuum, 2000).
The question that Jesus asks, “And who do you say I am?” is the rabbuni’s gift to us: its very asking bestows the “grace of the guru.”
In every era his question is the gift waiting to be received. Its power to simply, subtly awaken self-knowledge is perennial. St Thomas uses the present tense when he speaks of the Resurrection. He can be understood to be saying that the resurrection. . . transcends all categories of space and time. In a similar way icons of the resurrection in the Orthodox tradition suggest the same transcendence and show that the power that raised Jesus is presently and continuously active.
The essential work of a spiritual teacher is just this: not to tell us what to do but to help us see who we are. The Self we come to know through grace is not a separate, isolated little ego-self clinging to its memories, desires and fears. It is a field of consciousness similar to and indivisible from the consciousness that is the God of cosmic and biblical revelation alike: the one great I AM.
Medite por Trinta Minutos
Lembre-se: Sente-se. Sente-se imóvel e, com a coluna ereta. Feche levemente os olhos. Sente-se relaxada(o), mas, atenta(o). Em silêncio, interiormente, comece a repetir uma única palavra. Recomendamos a palavra-oração “Maranatha”. Recite-a em quatro silabas de igual duração. Ouça-a à medida que a pronuncia, suavemente mas continuamente. Não pense, nem imagine nada, nem de ordem espiritual, nem de qualquer outra ordem. Pensamentos e imagens provavelmente afluirão, mas, deixe-os passar. Simplesmente, continue a voltar sua atenção, com humildade e simplicidade, à fiel repetição de sua palavra, do início ao fim de sua meditação.

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