Resenha Carta aos Gálatas

Texto e Foto Ida Mara Freire

Aspectos literários da Epístola de Paulo aos Gálatas
No módulo intitulado “Exposição de Gálatas”, ministrado pelo professor Pastor Felipe Prestes, aprendemos analisar detidamente a Epístola de Paulo aos Gálatas, seguindo o esboço de Carlos Osvaldo Pinto, presente na obra Foco e Desenvolvimento do Novo Testamento. Estudar o texto analiticamente, seguindo o fluxograma do argumento, como sugerido pelo professor F. Prestes, auxilia-nos no desvelamento de uma riqueza discursiva muitas vezes encoberta numa leitura não aprofundada do texto como um todo. Pouca coisa, pode ser acrescentada diante de uma análise tão minuciosa, sem que corramos o risco de redundância. Nesse sentido, comento a seguir dois aspectos que complementaria   o estudo aqui em destaque. Primeiro, as características literárias da Epístola e, segundo, os desafios de tradução diante do jogo de palavras, apresentado na retórica Paulina. Finalizo o texto comentando a atualidade da epístola.
Estilo literário. Como as outras cartas Paulinas, Gálatas segue as convenções das cartas escritas nos tempos do Novo Testamento. Há uma saudação, no desenvolvimento, as exortações morais, agradecimentos, e a bênção.
No entanto, os elogios iniciais estão ausentes, como indica a agitação e o alarme de Paulo diante da situação teológica na Glacia. Como comenta o prof. Felipe Prestes: “Geralmente, o que vem depois da saudação viria um elogio à igreja e uma sugestão ao que precisava ser mudado. Mas Paulo passa abruptamente para uma reação à chocante notícia e espanto com a volubilidade dos Gálatas.
Paulo vai direto ao ponto, que é o perigo dos  Gálatas seguirem um evangelho diferente, correndo o risco de arruinar a própria alma. O Argumento principal da epístola é ancorado pelo uso de notas autobiográficas, exemplos, alegoria, repreensão satírica e exortação. O tom doutrinal da Epistola cria um forte senso de unidade interna. Paulo centra, de uma forma ou de outra, em sua defesa da justificação pela fé . A carta é unificada pelo tom severo do apóstolo, mais forte do que em quaisquer outras de suas cartas, focando especialmente em sua intolerância com a falsa doutrina e sua indignação com as pessoas que a promove. O estilo da epistola aos Gálatas é encontrado na coerência literária em contrate temático, por exemplo, evangelho verdadeiro x evangelho falso; fé x obras; lei x graça; liberdade x legalismo,; filiação x escravidão; e fruto do Espírito x desejos da carne (ESV, 2008: 2242-43).
O segundo ponto destaco nessa resenha, acerca da Epístola de Paulo aos Gálatas, são os desafios para tradução. O estilo de Paulo na Epístola de Gálatas, também pode apresentar alguns desafios para o tradutor. Principalmente, no que diz respeito ao jogo de palavras. Por exemplo, Paulo faz uso da palavra “carne”, em Gálata 3:3 (Almeida) “Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne? Por trás dessa retórica, está a questão de os cristãos gentios cederem à pressão judaico-cristã para que se submetessem à circuncisão (da carne!). Contudo, é evidente que, com base no argumento geral de Gálatas Paulo se refere aqui a algo mais do que a circuncisão quando menciona “na carne”. Em Gálatas 5, “carne” tem a ver como viver de forma egocêntrica, de forma pecaminosa, o que é oposto a viver “no Espírito”. Assim o tradutor que segue o princípio de equivalência funcional pode traduzir a palavra “carne” Gálatas 3.3, como “esforço humano”, ou “suas próprias forças”, mas ao fazer isso, deixa de lado o contraste entre “Espírito/carne”, que é retomado em 4.28 e em 5.13-26. Ainda que ambos os caminhos seguidos na tradução estão “corretos”, de acordo com suas respectivas teorias da tradução, seja a de equivalência formal, seja a de equivalência funcional; mas em ambos os casos, algo se perde, simplesmente porque tais jogos de palavras não podem ser feitos em qualquer língua-alvo. Essa é mais uma razão por que devemos aprender a usar mais de uma tradução como base. ( Fee e Stuart, 2011:58-59)
 
Em conclusão, resta-nos indagar acerca da atualidade da epístola. Como a Epístola de Paulo aos Gálatas interpela os cristãos e a igreja nos dias de hoje. “Será que o cristão é um verdadeiro crente, um homem cuja fé o liberta de todo medo? Será que a Igreja não permanece na mesma situação dos gálatas.?
Por certo que não há mais judaizantes, e os cristãos não têm mais medo de participar da vida e da mesa dos pagãos. Mas será que as instituições da Igreja não enclausuram demasiadas vezes os cristãos em limites dentro dos quais eles pensam ter assegurados a própria salvação e se gloriam de praticar a lei de Cristo, reduzida a meio de estar em ordem com Deus? “( TEB, 1995)
A leitura e o estudo da Epístola de Paulo aos Gálatas, ainda exige uma resposta, acerca das nossas escolhas , a saber, se estamos buscando justificação pela fé/graça do Evangelho de Jesus Cristo ou mantemo-nos aprisionados pelos vínculos com a Lei?
 
Referências:
 
A Bíblia da Mulher: leitura, devocional , estudo. 2a. ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2009.
 
A Bíblia Tradução Ecumênica Brasileira. São Paulo: Loyola e Paulinas. 1995
Bíblia de Estudo Plenitude. Baueri, – SP- Sociedade Bíblica do Brasil, 2002
 
 
Fee. Gordon e Stuart, Gordon. Entendes o que lês? São Paulo: Vida Nova, 2011.
 
Study Bible, English Standard Version. Wheaton, Illinois: Crossway, 2008.