Processos Criativos

A dança é a essência do meu processo criativo.Do movimento ao gesto busco a expressão. Experimento, respiro durante a criação. Observo, pesquiso e escrevo acerca da percepção. Medito, ensino e danço, enfim levo o corpo à revelação.

Curso I Dance sua História

idamara006_Fotor pe

Jornadas

No princípio… a quietude, o silêncio e a simplicidade;

Vivenciar a quietude do corpo,

O silêncio da voz,

E a simplicidade do pensamento;

Dançar a vida.

  Participantes com interesse de sair da estagnação e retornar para o fluxo criativo da vida.

Aqui está um convite para você  dançar a sua história.  Apresento  à você as “Jornadas Criativas.2017”. Uma experiência  que envolve o corpo, a mente e o espírito; ou seja, a dança, a reflexão e a meditação.  Mais de cem pessoas já vivenciaram as “Jornadas” e transformaram suas histórias em dança.

 

São dez encontros  com a duração  de aproximadamente 50-60 minutos cada, onde você receberá uma atenção  para identificar com clareza os aspectos de sua vida  que a faz se sentir estagnada,  juntas vamos  transformar  cada  um  desses motivos, em passos importantes para  você retornar ao fluxo criativo da vida.  Nas “Jornadas” você realizará atividades criativas como  dança,  escrita criativa,  desenho,  pintura, além da prática da contemplativa. Essa experiência lúdica, prazerosa e profunda, proveniente do conhecimento de si mesma, contribui para a restauração do seu equilíbrio corporal, mental e espiritual.

 

Sumariamente apresento o conteúdo desse processo . As cinco primeiras jornadas compreendem  o momento de entrar no casulo, tecer ao redor de si mesma e conhecer o espaço vital. Voltar ao começo, despertar os sentidos, descobrir os movimentos e outras sensações, perceber o corpo como dádiva: a dança como coragem de ser. Na sexta e na sétima jornadas busca-se redescobrir o sentido da vida, recriar a própria existência: para isso é necessária a coragem de criar. Nas três últimas jornadas entrelaçam-se o feminino e o sagrado, celebramos a existência em sua plenitude e beleza: a liberdade do voo exige a coragem de amar.

Mesmo que você  ainda não se considere uma escritora,  lembre-se, que tu és  a autora da sua história.  Aceite o convite e  Dance sua História, liberte e celebre sua memória corporal. Agende um horário para fazer gratuitamente uma Jornada da Descoberta,  escreva para e-mail: idamara@idamarafreire-com-br.umbler.net  ou acesse www.idamarafreire.com.br para mais informações. Grata pela sua participação.

Um abraço com a alegria de viver,

Ida Mara

Curso II Dance & Escreva Suas Memórias Corporais

Curso Regular de Dança e Escrita Criativa, local:  “Estação Corpo”

Esse curso tem a duração de quatro estações e é estruturado para ensinar você a reconhecer os padrões  de movimento e de pensamento que bloqueiam a sua liberdade de expressão.

Colhendo os frutos do verão, eu te  encorajarei na descoberta dos padrões de movimento que limitam seu modo de se expressar no mundo.

Durante o outono nós vamos identificar juntas, quais seriam suas perguntas existenciais, e ao escreva-las você terá mais clareza mental para reconhecer seus padrões de pensamento.

Nos meses outonais vamos esboçar seu diário temático que te auxiliará  no registro de suas memórias corporais, isso poderá ser o primeiro passo para você se reconciliar com o seu passado.

No inverno irei te apoiar oferecendo uma sequência de exercícios de desenhos vinculados  com a caixa de palavras e a dança, de modo que você possa  expressar suas emoções, mudar e ampliar seu vocabulário de movimento.

Com  a chegada da  primavera nós vamos aprofundar a relação  com o outro, com a proposição exercícios  de percepção que te ajudem a transformar sentimentos de vergonha, timidez; te orientarei em como desvelar pela escrita as possibilidades do ver e os mistérios de ser vista.

Nada como se preparar para o verão  compreendendo  suas memórias corporais, pronta para cultivar a liberdade de escolha; E disposta para aprender a Dançar sua História…

Curso Ministrado por Ida Mara Freire, dançarina e escritora; Pós-doutorado em Dança, University of Cape Town, África do Sul; Doutorado em Psicologia, USP, Professora Aposentada da UFSC, Diretora do Potlach Editora e Ateliê de Arte Contemplativa. Autora dos e-books: Jornadas Inacabadas e To see or not to see: dance as a perceptive journey. 

Inscreva-se gratuitamente para aula aberta na próxima quarta-feira dia 28/02/2018 das 10:30 às 12h e receba informações detalhadas acerca do curso.

Envie-me um e-mail  falando brevemente sobre seu interesse de fazer a Aula Aberta do Curso Dance e Escreva Suas Memórias Corporais

E-mail: idamara@idamarafreire-com-br.umbler.net

Local: “Estação Corpo” http://www.estacaocorpo.com.br/localizacao.html

Salvar